Relatório quimica
ÁREA DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
MEDIÇÃO DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS E PRECISÃO DE VIDRARIAS
ALUNO: CAROLYNNE DE CASTRO ALVES
AMANDA FEITOSA
NATHALY MIRANDA
PROF: MARCELO BOER GRINGS
ARACAJU
2012
Índice
1. Introdução
2. Parte experimental
a) Materiais e equipamentos utilizados
b) Procedimento
3. Resultados
4. Conclusão
5. Bibliografia
1. Introdução
Alguns procedimentos, mesmo sendo rotineiros e simples, necessitam de muita atenção. Medir sólidos, líquidos e a precisão das vidrarias e equipamentos são exemplos disso. Se não é utilizado a vidraria correta, a precisão do volume não será confiável. Se a balança não está regulada, a medida não vai sair certa. Por isso, é de extrema importância o apredizado do manuseio correto dessas vidrarias e equipamentos.
Para que a prática dessas técnicas aconteça corretamente, utilizamos, principalmente, as seguintes vidrarias: béquer, pipeta, proveta, bureta, vidro de relógio e algumas outras. O equipamento utilizado para medida de sólidos é a balança analítica.
O béquer pode ser encontrado em diversos tamanhos e medidas. Apesar de ser graduado, sua precisão é muito pequena. Só pode ser utilizado em procedimentos que não exigem que a medida do soluto seja minuciosa. E pode ser utilizado para medir sólidos na balança.
A proveta é um instrumento usado para medir líquidos, possuindo uma precisão maior que o béquer, porém não sendo a melhor precisão.
A pipeta graduada é um instrumento de vidro que permite a medição e transferência de volumes variáveis de líquidos. Sua precisão é a melhor, dentre as vidrarias citadas anteriormente, porém a pipeta volumétrica é mais precisa. Esse tipo de vidraria não pode ser aquecida, senão perde a sua precisão.
A bureta é um instrumento laboratorial que contém uma escala graduada rigorosa. Possui na extremidade uma torneira deprecisão