Redação estilo ENEM (Efeitos da implantação do programa Mais Médicos)
A polêmica causada com base nos critérios do programa "Mais Médicos" já ganhou um espaço no debate público. O projeto consiste na admissão de profissionais, estrangeiros e brasileiros, a fim de suprir a demanda médica nas áreas menos desenvolvidas do Brasil. O problema se deve ao fato de os formados em medicina no país estarem concentrados nas áreas mais urbanizadas e desenvolvidas, prejudicando as regiões precárias.
As cidades do interior brasileiro sofrem por conta da falta de infraestrutura. Nesse sentido, os pacientes que têm doenças mais graves devem se locomover até as cidades grandes, onde a infraestrutura é adequada e há a concentração de médicos brasileiros. O programa "Mais Médicos", apesar de ter enviado profissionais estrangeiros para essas regiões necessitadas, manteve a aglomeração médica brasileira, especializada e bem qualificada nas grandes capitais.
De acordo com uma pesquisa recente, o Brasil tem 1,8 médicos para cada mil habitantes, enquanto a proporção recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de um médico para cada mil habitantes. Tais fatos comprovam que os profissionais formados aqui seriam capazes de suprir a demanda médica de todo o país, caso fossem melhor distribuídos. A fim de solucionar o problema a respeito da concentração médica nas áreas mais urbanizadas do país, as condições de trabalho oferecidas pelo programa "Mais Médicos" nas cidades mais prejudicadas deveriam melhorar, assim os estudantes em curso se sentiriam mais motivados a trabalhar nessas regiões. Nesse sentido, não seria mais necessária a mão-de-obra menos qualificada estrangeira.