Relatório Quimica
Fernando César, Luciano Henrique, Pedro Augusto e Vitor Hugo Silva
Química
Colégio Oswaldo Cruz
Professor – Pedro Henrique.
Resumo – A eletroquímica abrange todos os processos químicos que ocorrem espontaneamente e geram corrente elétrica, já a eletrólise é um processo químico que ocorre de forma não espontânea. Verificou-se em duas práticas, as reações de oxi-redução, assim como propriedades, pilha e a deposição de zinco em objeto.
Introdução
Na formação de uma ligação iônica um dos átomos cede elétrons para o outro, esta fenômeno é chamado de Reação de Oxi-Redução ou Redox. Oxidação é a perda de elétrons (oxidante) enquanto a redução é o ganho de elétrons (redutor). Exemplo: O cloro e o oxigênio são chamados oxidantes porque provocam oxidação com do sódio com o ferro, respectivamente. Já o sódio e o ferro são chamados redutores porque provocam redução do cloro e do oxigênio.
Quando há processo químico produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, porem quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrico é denominado de eletrólise. Eletrodos são componentes metálicos em contato com a solução, ânodo é um eletrodo negativo, cátodo é um eletrodo positivo, íon são particulas carregadas que se movimentam na solução, célula eletroquímica é um sistema que conduz corrente eletrica e interligue dois eletrodos (cátodo/ânodo).
Galvanização é um processo de blindagem onde os íons de metais são levados a partir de um campo elétrico ou aquecimento para revestir o elétrodo. Utiliza-se o pólo negativo de uma fonte de energia, o cátodo, onde ocorrerá a redução do metal o qual será depositado na superfície enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo.
Metodologia
Para o experimento 1 foram utilizados 24 tubos de ensaio, onde foram colocados ferro (8 tubos), zinco (8 tubos) e cobre (8 tubos). Dentro de tais tubos, para cada um dos metais, foi adicionado soluções de