Relatório Quimica
2Na(s) + 2H2O → 2NaOH + H2
A reação do sódio do sódio metálico consiste basicamente da sua oxidação:
Na → Na+
Materiais Utilizados
Sódio metálico ( Metal Alcalino )
2 béquer de 100 ml
Fenolftaleína ( indicador de base ou ácido )
Relatório
Foi adicionado três gotas de Fenolftaleína no béquer com cerca de 100 ml de água, e depois cortado um pequeno pedaço de sódio metálico, e devido ao sódio possuir somente 1 elétron na camada de valência, e a baixa energia de coesão ( força que mantem os átomos unidos no sólido ) fazem com que ele seja um metal mole e mais fácil de ser cortado. No momento em que o sódio é colocado dentro do béquer com água, a reação é tão rápida e extremamente exotérmica que o Hidrogênio liberado no processo é rapidamente inflamado. Além do Hidrogênio é gerado NaOH ( hidróxido de sódio ) que acaba alcalinizando o meio onde ocorre a reação e deixando a água na cor rosa indicando que há uma base no meio, por causa da fenolftaleína adicionada no inicio do processo.
Como o Sódio é um metal alcalino e possui somente um elétron na sua camada de valência, ele quer rapidamente perder este um elétron para ficar estável, tornando-o assim extremamente reativo, devido a isso ele só pode ser guardado em substancias especiais que o tornam inerte geralmente querosene ou outros.
Cor de chama na presença de sais
Materiais Utilizados
Cloreto de sódio
Cloreto de cálcio
Cloreto de estrôncio
Cloreto de bário
Cloreto de potássio
Espátula
Palitos de dente
Bico de Bunsen
Técnica Pegar um palito de dente, umedecer na água. Levar o palito até um dos sais e depois levar até o Bico de Bunsen.
Objetivo
Observar a coloração dos emitida pelo aquecimento dos sais e depois relacionar com a distribuição eletrônica dos átomos.
Relatório
Cloreto de sódio – Laranja Cloreto de cálcio – Amarelo Cloreto de estrôncio – Amarelo Cloreto de bário – Vermelho Cloreto de