Relatório Quimica - Identificação dos vários tipos de reacções químicas
Química I
Distinguir os diferentes tipos de reações químicas
Docente
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes
27 de Outubro de 2014
Autores:
Bruno Filipe Araújo Lima
Daniel Vieira Azevedo
Resumo
Este trabalho tem como objectivo distinguir os diferentes tipos de reações para tal é necessario registar todos os processos que acontecem durante cada experiencia.
A primeira reação ocorre entre iodeto de potássio e nitrato de chumbo
(II), a segunda entre giz e ácido clorídrico, a terceira entre ácido clorídrico e diferentes metais, a quarta entre sulfato de cobre (II) e diferentes metais, e, por último, observou-se a reacção entre iodeto/brometo de potássio, lixívia e cloreto de hidrogénio.
Introdução Teórica
Uma reação química consiste num fenómeno no qual há uma quebra de ligações químicas entre os reagentes e a formação de novas ligações, originando novas espécies (produtos da reação).
Uma reação de precipitação é uma reação em que ocorre a formação de um precipitado (sólido pouco solúvel) obtido a partir dos reagentes que se encontram dissolvidos. Podemos, assim, afirmar que ocorreu uma mudança química.
Os metais distinguem-se pelas suas propriedades de ionização e de ligação. Os metais podem reagir com ácido originando a libertação de bolhas de hidrogénio e a velocidade com que essas bolhas se formam indicam a reatividade do metal com o ácido. Além disso, podem sofrer reações de deslocamento, também denominadas por reações de substituição ou ainda de simples troca, que são aquelas que ocorrem quando uma substância simples (formada por um único elemento) reage com uma substância composta, “deslocando” essa última numa nova substância simples. Estas reacções podem também ocorrer no caso dos halogéneos. Material e Reagentes
Material
Balança semi analítica;
Barca de pesagem;
Esguicho;
Espátula;
Funil;
Gobelet;
Matraz;
Papel de filtro;
Pipeta de Pasteur;
Pipetas Pasteur;
Proveta de 100mL;
Suporte para