cinemática dos solidos
12
Cálculo do diâmetro externo
O diâmetro externo é igual ao diâmetro primitivo (dp) mais duas vezes a altura da cabeça do dente (a) que, por sua vez, é igual a um módulo. Isso é fácil de verificar, se você observar o desenho a seguir.
Matematicamente, isso corresponde a: de = dp + 2m
Como, para o nosso problema, já temos o valor do diâmetro externo (que é
124 mm), não precisamos calculá-lo.
Para resolver o problema de construção da engrenagem que apresentamos a você, é preciso calcular o módulo a partir das medidas que temos. Vamos então trabalhar essa fórmula de modo que ela nos auxilie a fazer o cálculo de que necessitamos.
Já vimos lá na “Dica” que dp = m · Z. Como não temos um valor numérico para dp, fazemos a substituição dentro da fórmula de cálculo do diâmetro externo (de). Então temos: de = dp dp + 2 · m dp de = m m · m Z + 2 · m Z
A partir dessa fórmula, temos finalmente: de = m (Z + 2)
Substituindo os valores:
124 = m (60 + 2)
124 = m · 62 m = 124
62
m = 2
Portanto, o módulo da engrenagem que você precisa construir é igual a 2.
Observe como usamos a fórmula do diâmetro externo para fazer esse cálculo.
Isso pode ser feito usando qualquer dado conhecido relacionado ao módulo.
1..
Como você pôde perceber no decorrer da lição, os cálculos de todas as medidas de uma engrenagem cilíndrica de dentes retos estão relacionados entre si. Assim, quando você precisa calcular uma medida, geralmente é necessário também calcular alguma outra a ela relacionada.
Leia novamente esta aula, estudando os exemplos com atenção, e refaça os exercícios. Depois disso, encare os exercícios a seguir como um teste e verifique o que você conseguiu reter.
Se errar alguma coisa, não desanime. Releia o trecho em que está a informa- ção de que você precisa e retorne ao exercício. O aprendizado só acontece com muita disciplina e persistência.
Exercício 15
Calcule dp, de, di, h, a, b e p de uma engrenagem cilíndrica
Como você pôde