Relatório quimica analitica
Disciplina: Química Analítica (EXA 412)
Docente: José Vieira
Discente:
Data: 19/10/2012
PRÁTICA 2 – PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
INTRODUÇÃO:
Solução é um produto homogêneo obtido quando uma substância (soluto) se dissolve em outra (solvente). Na maioria dos casos as soluções são encontradas relativamente diluídas, podendo com relação a integração do soluto com o solvente ser classificada em dois tipos: substância iônica ( quando há formação de dispersões iônicas) e soluções moleculares (quando o soluto é simplesmente dispersado como discretas moléculas no solvente). O solvente e o soluto podem ser medidos em peso, volume e número de moles o que caracteriza as expressões quantitativas das concentrações das soluções.
No estudo do equilíbrio químico e na resolução de problemas práticos é de grande importância o uso da teoria ácido-base. Sendo a titulação uma das suas mais importantes aplicações a qual é usada para determinar concentrações desconhecidas de um ácido ou uma base. As titulações demandam o uso de soluções com concentrações conhecidas. No preparo de um padrão primário titula-se uma quantidade rigorosamente medida de um ácido ou base-padrão já preparados. Essa operação é denominada padronização de soluções. Os padrões primários devem possuir propriedades especiais como: ser encontrado e purificado com facilidade, não ser higroscópica (capacidade de uma espécie de absorver água), ter facilidade no teste de pureza, possuir alto peso equivalente (para minimizar o erro da pesagem) , etc.
OBJETIVO:
Preparar e padronizar soluções aquosas de hidróxido de sódio (NaOH) e ácido clorídrico (HCl).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
-Materiais e Reagentes:
Foram utilizados os seguintes materiais: balança, béquer de 500mL, frasco volumétrico de 250 mL, proveta, bureta de 25mL, espátula, erlenmeyer de 250mL, conta gotas. Os reagentes utilizados foram: hidróxido de sódio (NaOH) 0,1M, ácido clorídrico (HCL) 0,05M, água destilada, biftalato de