Agenda 21
A visão da cidade sob a ótica do desenvolvimento sustentável tem sido uma constante em nossa vida pública, conscientes que estamos da necessidade de um movimento de participação e parceria dos diversos segmentos sociais para o alcance de resultados que proporcionem uma melhor qualidade de vida e justiça social para toda a população.
Coerentes com esta visão, priorizamos, desde o início da nossa atual administração, projetos que possam resultar em ações concretas para o alcance desta melhoria da qualidade de vida de Juiz de Fora e um desenvolvimento social harmônico, objetivo este ao qual aspira toda a cidade.
A elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentado, dentro das diretrizes propostas pela Agenda 21, constitui inegavelmente uma ação efetiva de reflexão sobre o futuro da cidade e um momento propício para o estabelecimento de um fórum participativo e pró-ativo visando à combinação de ações para alcance deste desenvolvimento sustentado e melhoria da qualidade em vida de Juiz de Fora.
Temos, assim, a satisfação de trazer a público um resultado concreto deste nosso trabalho: o documento Política de Desenvolvimento Sustentável de Juiz de Fora Proposições, que constitui a Agenda 21 Local. Elaborada com a participação de 21 instituições públicas e privadas, totalizando 67 técnicos envolvidos, foi discutida e aprovada em sessão plenária da Primeira Conferência Municipal para o Desenvolvimento Sustentado – 1a ECOJF; realizada em dezembro de 1997. constituindo-se nas diretrizes para uma efetiva melhoria da qualidade de vida e no estabelecimento de um desenvolvimento harmônico para nossa cidade.
Embora fundamental, constitui apenas o primeiro passo. Estas diretrizes deverão agora ser transformadas em projetos e priorizadas, possibilitando a busca de recursos, ações executivas e legislativas, além de parcerias públicas e privadas visando a torná-las em realidade, objetivo este que assumimos como compromisso fundamental de nossa