Relatório Queda Livre
Índice
Introdução
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interacção gravítica.
A única força que actua sobre o corpo é a força gravitacional.
Um corpo, próximo da superfície da Terra move-se na vertical, com movimento rectilíneo uniformemente acelerado. Qualquer corpo em queda livre, independente da sua massa, move-se com aceleração constante, denominada aceleração gravítica (g), cujo valor em zonas próximas da superfície terrestre é cerca de 9,81m/s2.
É possível determinar, experimentalmente, o valor da aceleração gravítica utilizando processos diferentes.
Nesta actividade laboratorial utilizar-se-á um processo que consiste em abandonar um corpo (com peso e sem peso) de uma determinada altura (folha de acetato) na qual se colocou uma fita adesiva opaca. À medida que o corpo se move na vertical passa através de um sensor ligado a um digitímetro. O valor da aceleração gravítica pode ser calculado através das seguintes equações: ; ; V=gt .
- É a diferença de velocidade de passagem da fita pelo sensor.
-É o intervalo de tempo que a fita demora a passar no sensor.
Numa segunda parte da experiencia utilizaremos dois sensores a uma certa distância um do outro. Abandonaremos o acetato (com peso e sem peso) com a fita adesiva opaca, e á medida que o acetato se move na vertical passa através dos sensores ligados a um digitímetro. O valor da aceleração gravítica pode ser determinado através das seguintes equações: ; ; V=gt .
- É a diferença de velocidade de passagem da fita pelo sensor.
-É o intervalo de tempo que a fita demora a passar entre os dois sensores.
Objectivos
Com a realização desta actividade pretende-se:
Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração;
Explicar que os efeitos de resistência do ar ou de impulsão podem originar