Relatório Propagação de calor
Profª Karen Luz Burgoa Rosso
Relatório 8
Propagação de calor
Ana Cláudia Ferreira de Faria Larissa Maciel Soares
Responsável:
Larissa Maciel Soares
Objetivo
Introdução teórica
Parte 1: Convecção
Materiais utilizados
● 2 béqueres;
● Permanganato de potássio;
● Fonte de calor.
Procedimento experimental
Colocou- se permanganato de potássio nos dois béqueres cheios de água, um deles foi esquentado. E analisou-se como ocorreu o aquecimento da água observando a coloração de água pelo permanganato de potássio.
Resultados
Ao colocar o permanganato de potássio nos béqueres cheios de água, nota-se que este não se mistura e fica na parte inferior do recipiente. Isso ocorre devido a densidade , do permanganato de potássio ser maior que a da água. (densidade do permanganato= 2,7 g/ cm3 e densidade da água= 1,0 g/cm3)
Quando inicia-se o aquecimento de um dos béqueres, a partir de uma fonte de calor colocada na sua parte inferior, percebe-se que o permanganato ao ser aquecido passa para a parte superior e com o passar do tempo espalha-se por toda a solução, tornando-a lilás. Este procedimento ocorre porque quando uma substância é aquecida sua densidade diminui.
No experimento o permanganato de potássio ao ser aquecido passa a ter uma densidade menor que a da água e, portanto, tende a ficar na parte superior enquanto a água ainda fria desce. Assim, esta água ao ser aquecida sobe novamente, por diminuir sua densidade, e a parte ainda não aquecida vai para a área inferior do recipiente. Estes movimentos são contínuos e caracterizam o processo de convecção. O experimento realizado demonstra, portanto, que o aquecimento da água se dá por meio desse processo.
Parte 2: Irradiação
Materiais Utilizados
● 02 termômetros;
● 01 corpo de prova preto e 01 branco;
●