relatorio propagação de calor
Resultados e análise de dados: Propagação do calor de moléculas à molécula, sem deslocamento de matéria:
Durante o andamento do experimento, notou-se que quando a chama do fogo entrou em contato com a extremidade da barra de ferro, um material denso e que apresenta alta condutibilidade térmica, ocorreu uma transmissão de calor ao longo dela, de modo que as esferas, presas com cera, se desprenderam da barra devido ao recebimento energia térmica. Esta propagação de calor ocorreu devido as moléculas presentes na lâmina utilizada no experimento, que transmitiram esta energia térmica de uma molécula para outra.
A utilização da cera, neste experimento, foi necessária para observar se propagava ou não energia térmica causada pela chama do fogo, uma vez que a cera é um material sensível ao calor. Desta forma, é impossível que a esfera dois possa se desprender antes da esfera um, pois como a propagação de calor ocorre de maneira ordenada,ou seja, do mais quente para o mais frio, não seria possível que a esfera dois se desprenda da lâmina sem que a esfera um tenha se desprendido já que esta foi a primeira a receber energia térmica.
Esta maneira de propagar calor é denominada condução. Sua principal característica é que a sua propagação se dá no interior de um corpo sólido, do qual transmite energia térmica do meio mais quente para o mais frio, feito de uma molécula para outra.
A propagação de calor de molécula à molécula, com deslocamento de matéria:
Neste experimento observamos que o ar frio, que se localizava próximo da lâmpada aquecida, se elevava, enquanto as moléculas de ar quente descia. Este processo de transmissão de calor pode ser explicado segundo o princípio de Arquimedes, que relaciona a massa e a densidade de um corpo, multiplicados com a aceleração da gravidade, como na equação abaixo:
E = dfluído Vfluído g
A partir desta equação podemos concluir que as moléculas de ar quente