Relatório preparação de bicarbonato de sódio
IQ – Instituto de Química
QI 244A
Experimento 4: Processo Solvay – Preparação de NaHCO3 e Na2CO3
Data de realização: 14/09/2011
Daniel Nolasco de Oliveira RA: 116537
Maiara Sabadini de Savino RA: 119820
Introdução:
O carbonato de sódio (Na2CO3) e o bicarbonato de sódio (NaHCO3) são duas espécies químicas cuja utilização industrial é deveras abrangente. O primeiro é utilizado na produção de fertilizante, sabão, detergente, corante e vidro. O segundo é utilizado na produção de fermentos e de antiácidos efervescentes.
A propriedade do bicarbonato de sódio que permite estas aplicações industriais é a de liberar CO2 em abundância em determinadas condições. No antiácido efervescente o CO2 gera um turbilhão de água, sendo, portanto, desnecessário que se mexa a mistura. Já no fermento o CO2 é utilizado para dar volume à massa que se deseja preparar.
A produção industrial destes dois compostos tem sido realizada, principalmente, pelo processo Solvay desde o século XIX. O processo utiliza cloreto de sódio e carbonato de cálcio para produzir o carbonato de sódio, segundo a reação abaixo:
2NaCl(s) + CaCO3(s) → Na2CO3(s) + CaCl2(s) (eq. 01)
Este processo ocorre, contudo, em etapas, como demonstra o fluxograma simplificado a seguir.
Figura 01. Fluxograma simplificado do processo Solvay
No experimento foi realizada uma adaptação do processo Solvay, no qual a fonte de CO2 não foi nem o bicarbonato de sódio e nem o carbonato de cálcio e sim gelo seco (CO2(s)). Além disso, o óxido de cálcio não é utilizado na recuperação de amônia para o processo. O processo Solvay é utilizado no Brasil na síntese de Na2CO3, cuja produção, em 1992, era de 200.000ton/ano.
Na tabela abaixo, estão apresentados a solubilidade dos possíveis compostos formados no experimento.
Tabela 01. Solubilidade de possíveis