Relatório - preparação de amostras para ensaios de caracterização
Define-se solo todo material resultante da decomposição de das rochas constituídos de três fases: Sólido, água e ar. A engenharia rodoviária o define como todo material que possa ser escavado sem a necessidade de explosivos.
Os solos podem ser caracterizados por seus índices físicos (que retratam a situação em que o solo se encontra sob diferentes aspectos) e as suas composições granulométricas.
Os índices físicos são: índice de vazios, porosidade, grau de saturação, umidade, peso específico aparente úmido, peso específico aparente saturado, peso específico aparente submerso, peso específico aparente seco, peso específico do solo e densidade real do grão.
Para determinar as características do solo fazemos ensaios para a determinação de seus índices físicos e granulometria.
Preparação de amostras para ensaios de caracterização Para realizarmos a preparação das amostras de solo para os ensaios de caracterização seguimos a norma rodoviária DNER-ME 041/94. * Aparelhagem necessária 1. Peneiras de 2,0 mm e de 0,42; 2. Repartidores de amostra de 1,3 e 2,5 cm de abertura; 3. Balança com capacidade de 5 kg, sensível a 5 g; 4. Balança com capacidade de 200g, sensível a 0,01 g; 5. Balança com capacidade de 1 kg, sensível a 0,1 g; 6. Almofariz e mão de gral recoberta de borracha, com capacidade de 5kg; 7. Pá de mão, de forma arredondada;
* Procedimentos preliminares 1. A amostra de solo deve ser seca ao ar ou pelo uso de aparelho secador de modo que a temperatura da amostra não exceda 60º C. A seguir, destorroa-se a amostra no almofariz. 2. Com o auxílio do repartidor ou por quarteamento, reduzimos a amostra até obter uma amostra representativa para os ensaios desejados ( 1500 g para solos argiloso e 2000 g para solos arenosos). O peso da amostra, com aproximação de 5g, é ao peso total da amostra. 3. Passa-se essa amostra na peneira de 2,0 mm.
* Amostras 1. Para análise granulométrica por