Relatório Pintura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN
ARTES VISUAIS – LICENCIATURA
INTRODUÇÃO Á PINTURA
RELATÓRIO
(Paisagem – Aquarela)
JULHO
2009
Ao ter contato com um panorama do gênero de paisagem na história da arte durante as aulas teóricas tive uma melhor compreensão de tal gênero para em seguida partir para o trabalho prático.
Para a construção do trabalho prático tive como ponto de partida a representação da obra “A Lua” de Tarsila do Amaral datada de 1928 com dimensões de 110x110cm e técnica de óleo sobre tela.
A paulista Tarsila do Amaral tem extrema importância para a história da arte pelo conjunto de suas obras mas principalmente pela produção da década de 1920. Nesta época a artista teve destaque com as obras das fases “Pau – Brasil” e “Antropofágica” onde suas obras tinham características primitivistas nas cores e formas. Em 1924 Tarsila retrata uma paisagem da cidade de São Paulo da década de 20 na obra “São Paulo”. Neste momento ela rompe com os conceitos acadêmicos de paisagem pois em tal obra é possível perceber que a incidência da luz é direta sem a convenção das sombras que a luz natural provoca nas diversas horas do dia e muito valorizada nas paisagens clássicas. Além dessa característica é nítido em suas obras que a artista não se utiliza de recursos da perspectiva pois ela dá profundidade aos elementos através de alterações de tamanhos com relação aos outros elemento da composição. Também notamos em sua iconografia a utilização de linhas duras e fechadas e contornos bem marcados.
Na fase Pau – Brasil a artista fez referências ao cubismo em suas obras mas inovou colocando em suas telas temas e cores brasileiros. A artista criou o conceito de brasilidade pois foi a primeira pintora á usar cores “caipiras” e trazer em suas obras temas do cotidiano do Brasil. Posteriormente Tarsila deu início ao movimento antropofágico no Brasil. Este