Relatório pantanal
A questão da sazonalidade (que definem o período de cheia ou seca) e, portanto, da variação do fluxo de pessoas indo para o pantanal, influenciam na incerteza do lucro do turismo, reduzindo o planejamento do turismo e infraestrutura local.
Sobre os impactos turísticos no pantanal podemos citar o aumento da quantidade de lixo doméstico (apesar do dono da fazenda visitada ter falado que leva o lixo para uma área de reciclagem,porém essa atitude é cara e não realizada por todos os estabelecimentos), a ´"domesticação de animais" em sua área natural para produzir um "espetáculo” , que pôde ser visualizado no hotel fazenda, atraindo os animais com peixes podendo assim ocasionar mudanças no habitat natural.
Há também, o desmatamento para a construção em determinadas áreas até então com pouca interferência antrópica, estando o ecoturismo ainda em fase de implantação e de maneira pouco planejada, sem legislação adequada para diminuir os impactos sócioambientais. Além disso, falta infra-estrutura para o turismo local e cresce a urgente necessidade do planejamento e da gestão das atividades turísticas sob as premissas da sustentabilidade, e dos limites do meio natural e dos