Relatório P5
Curso Técnico em Química
Química Geral – Parte Experimental
Prática 05 – Calibração de Vidrarias
Juliana Costa Borges
Vitória – ES
10/07/2013
Introdução
Os instrumentos volumétricos são essenciais para qualquer laboratório ou indústria que pretenda uma correta medição do volume, podendo ter uma grande influência no resultado final de um ensaio onde a medição do volume é apenas um pequeno componente de uma série de etapas experimentais.
A calibração de instrumentos volumétricos, visando a quantificação de diferenças, entre o valor nominal e o valor verdadeiro, é do ponto vista tecnológico de grande interesse, porque contribui para a compreensão dos erros sistemáticos do processo analítico de medição, sendo assim possível proceder a sua correção.
Na determinação do erro de medição dos instrumento volumétricos é utilizado o método gravimétrico, que consiste na determinação da massa de líquido escoado ou contido no instrumento a calibrar e que é posteriormente convertida em volume através de fórmulas adequadas descritas na literatura.
Neste trabalho o método gravimétrico, aplicado a determinação do volume, foi validado utilizando diferentes metodologias de acordo com os instrumentos a calibrar (balões volumétrico, pipeta e bureta) e as condições de trabalho do laboratório, utilizando diferentes operadores, diferentes tempos de estabilização e procedimentos experimentais distintos.
Referência: http://www.spmet.pt/Eventos/Encontro1/Elsa_Batista.pdf
Objetivos
O objetivo da “Prática 5 – Calibração de Vidrarias” é a verificação e constatação do estado em que se encontram as vidrarias do laboratório, sendo a calibração ou quaisquer outros erros encontrados, além da familiarização com esses procedimentos.
Parte Experimental
a)