Relatório Ordem Filicales
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DCB
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas
Disciplina: Biologia e Sistemática de Criptógamos
Pteridófitas, Ordem FIlicales
Ilhéus Bahia, 2013.
INTRODUÇÃO
As pteridófitas constituem um importante grupo de organismos na megadiversa flora brasileira, com cerca de 1.150 espécies de um total estimado de 9.000 a 11.500 espécies no mundo. Estima-se que 700 espécies estejam atualmente ameaçadas (Walter & Gillett 1998 apud Windisch 2002). A diversidade das samambaias é maior nos trópicos, onde aproximadamente 3/4 das espécies são encontradas (Raven et al. 2001).
A maioria das espécies de samambaias pertence à ordem Filicales. Os esporos dessa ordem são homosporados e dão origem a gametófitos de vida livre, bissexuados, que são freqüentemente encontrados em locais úmidos, tais como nas laterais de vasos em casas de vegetação. O gametófito desenvolve-se rapidamente em uma estrutura membranosa achatada, cordiforme, o protalo, com numerosos rizóides na parte central da superfície inferior. Tanto os anterídios quanto os arquegônios desenvolvem-se na superfície ventral do protalo. Os anterídeos ocorrem principalmente entre os rizóides, enquanto os arquegônios são geralmente formados próximos à reentrância, um entalhe na extremidade anterior do gametófito. A ordem de aparecimento destes gametângios é controlada geneticamente e pode ser mediada por substâncias químicas especiais produzidas pelos gametófitos. O momento de surgimento dos gametângios pode influenciar se o sistema de cruzamento é primariamente de autofecundação ou de fecundação cruzada. A água é necessária para o anterozóide multiflagelado nadar até as oosferas (Raven et al. 2001).
MATERIAL E MÉTODOS
Procedimento: 1. Observar o gametófito da samambaia na lupa e representar com esquema. 2. Após limpeza do gametófito montar uma lâmina com os rizoides para