RELATÓRIO Nº1
Preparação de soluções diluídas de ácidos e bases fortes
Introdução
A solução é a mistura de substâncias, sendo a mais comum de um soluto em um solvente. E essa solução pode ser diluída. Mas o que é uma diluição? Uma diluição é uma prática muito utilizada na rotina de um laboratório, pois ela simplesmente reduz a concentração de uma substância ou solução. Essa diluição pode ser peso/peso, peso/volume ou volume/volume. A relação de diluição indica a concentração de uma solução considerando que quanto mais solvente for adicionado em uma mesma quantidade de soluto menor será sua concentração.
Essa diluição quando realizada com o ácido clorídrico se deve tomar certo cuidado, pois essa reação se não realizada com cautela e atenção pode causar problemas tendo em vista que ela libera calor, assim como com qualquer ácido forte.
Porém é de extrema importância conhecer a concentração de suas soluções para que futuras reações possam ser realizadas de forma mais precisa possível. Seja por obter uma substância desconhecida ou para ter certeza de um procedimento de diluição previamente realizado tenha uma precisão correta. Essa informação pode ser obtida por vários métodos dependendo de suas devidas composições e comportamentos em diferentes meios. Quando se trata de ácidos e bases o método mais comum é a titulação que parte do princípio de uma substância de concentração conhecida chamada de padrão com adição gradual de uma substância de concentração desconhecida. Antes da adição gradual da substância desconhecida é adicionado um indicador que terá a cor da solução alterada quando a mesma chegar a um ponto de equilíbrio onde ela estará neutralizada.
Materiais e Métodos - Solução 1 HClMateriais e Reagentes
Balão volumétrico 100mLPipeta graduada
HCL
Água destilada
Capela
Pera
Béquer
Pipeta de Pasteur descartável
Procedimento experimental
Primeiramente determinamos a quantidade de solução concentrada que seria utilizada para o preparo de 100mL