psico
Vivemos em uma sociedade de mudanças e num momento excitante para as organizações. A sociedade percebe que a qualidade de vida e a saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões físicas, intelectual, emocional, profissional,espiritual e social.
Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas.Baixa motivação, falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade de criar uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico.
O tema " Qualidade de vida no trabalho" vem se tornando cada vez mais uma preocupação para a administração pública e empresas, devido a ligação que existe entre condições adequadas para realização de um trabalho e produtividade, podendo se destacar por vários itens que foram um conjunto de fatores que interferem no desempenho do funcionário. A qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho e, de interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e qualidade.
A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano, isto é, depende de quão bem as pessoas se sentem trabalhando na organização. A qualidade de vida no trabalho representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidade pessoais através do seu trabalho no organização.
Qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida é definida como o nível de prazer na vida de uma pessoa. Em geral, ela é baseada em vários fatores. No mínimo, as necessidades básicas de uma pessoa devem ser atendidas para que elas tenham uma elevada qualidade de vida - elas devem estar saudáveis, ter o suficiente para comer e um lugar para morar. Uma vez que essas necessidades são atendidas, a qualidade de vida de uma pessoa é determinada pela sua própria