Relatório movimentos de convecção
Como e porque ocorrem estes movimentos?
PROCEDIMENTO REALIZADO
1. Colocámos água em 2 gobelés diferentes e aquecemo-la, na lamparina, até ferver.
2. Adicionámos alguns grãos de arroz no 1º gobelé e uma quantidade, a olho, de purpurinas no 2º gobelé aquando da fervura da água.
3. Esperámos e observámos o que aconteceu, aos grãos de arroz e às purpurinas, com o aumento da temperatura da água.
4. Adicionámos aos dois gobelés alguns pauzinhos de madeira, colocando-os no centro do gobelé e observámos o que aconteceu.
5. Observámos e anotámos os resultados.
TEORIA
A Teoria da Deriva dos Continentes, foi publicada, em 1912, pelo geólogo alemão Alfred Wegener. De acordo com esta teoria há cerca de 250 milhões de anos, todos os continentes se encontravam interligados, formando um único continente, denominado Pangeia, o qual era circulado por um único oceano, Pantalassa.
A primeira fragmentação da Pangeia deu origem a dois grandes continentes: Laurásia e Gondwana.
Com o desenvolvimento das Ciências descobriu-se que a crosta terrestre não é um bloco de terra único, estático, parado, sem movimento. Ela apresenta-se fraturada em cerca de 15 placas tectónicas, as quais se movimentam em várias direções, tanto em sentidos divergentes como convergentes. E estes movimentos são provocados em consequência das correntes de convecção, matéria referente ao Tema 3, Capítulo 4 – Modelo e dinâmica da estrutura interna da Geosfera.
DISCUSSÃO DE RESULTADOS/CONCLUSÃO
Nesta experiência as purpurinas/bagos de arroz simulavam os movimentos de convecção na crosta terrestre, sendo esses materiais a simulação do magma. Esses materiais presentes no gobelé de água aquecida ascenderam por consequência do calor da lamparina, assim, simulou-se o calor geotérmico. Este provoca a ascensão do magma, que ao ser aquecido expande-se e há diminuição da sua densidade. Quando as purpurinas/arroz ascenderam até ao topo, sofreram um arrefecimento de temperatura, o