Relatório medidas de tensão, corrente e resistência
Professor: Tarcio Pelissoni Manfrim
Turma: Engenharia de Controle e Automação 3º Semestre
Experimento: Medidas de tensão, corrente e resistência
8 de Março de 2013
Alunos:
Vinícius Maia Fabio
Gomes Flinto
Rafael Souza
Resumo
Neste primeiro experimento colocou em prática a medição em circuito da tensão e corrente em cada tipo de resistor encontrado no circuito.
As medições foram registradas e feita a simulação do circuito para verificar a diferença existente nos 3 circuitos montados.
Objetivos
Compreender como realizar medidas de tensão, corrente e resistência utilizando multímetros e protoboard para montar o circuito. Aperfeiçoar o uso do Multímetro e o principal era que nós conseguíssemos obter dados o suficiente para podermos comparar a tensão e a corrente obtidas em cada montagem.
Fundamentos Teóricos
Nesse experimento nós utilizamos a unidades de diferença potencial (ddp) que é o Volt (V) para medir a tensão entre dois pontos (a e b). Utilizamos também a Lei de Ohm V=R.i onde Ohm é medido por Watt (W). Utilizando esses fundamentos nós podemos calcular e encontrar a tensão e a corrente existente no circuito e no resistor. Material Utilizado
1 Matriz de contato (Protoboard)
1 Fonte de tensão contínua
2 Multímetros
2 cabos vermelhos
2 cabos pretos
Fios Metálicos
Resistor de 1K
Resistor de 2,2K
Procedimento Experimental
No Protoboard nós ligamos com um cabo preto e um cabo vermelho à fonte de alimentação. Após isso ligamos dois fios metálicos nas fontes de alimentação e conectamos na área de trabalho. Após todo esse procedimento feito nós montamos o circuito com os respectivos resistores. Medimos a corrente fornecida pela fonte e a corrente presente no resistor. Com isso nós anotamos os dados em uma tabela para termos um gráfico.
Apêndice
- V=R.i é a formula utilizada para medir voltagem e/ou resistência de um sistema elétrico.
- Protoboard
-
- Cabos
- Resistor de 1K