Multímetro
Este relatório tem, por objetivos, fazer com que o aluno conheça e use adequadamente o multímetro, verificar a influência dos instrumentos de medida nos valores medidos e verificar a linearidade entre a queda de tensão e corrente elétrica em um resistor.
2. Introdução
Para um estudo sobre tensão e corrente, inicialmente falar-se-á sobre alguns conceitos, necessários para o entendimento do experimento. Tais conceitos nos informam sobre o que será posteriormente descrito no relatório.
1 - Corrente Elétrica: Supondo um condutor retilíneo de cargas, sempre que houver um movimento de cargas de mesmo sinal numa certa direção, diz-se que há uma corrente elétrica. Supondo um fio cortado perpendicularmente por uma área de seção reta, define-se corrente como a taxa de passagem da carga através dessa superfície e corrente média a razão entre a carga em um intervalo de tempo.
2 - Resistência e Lei de Ohm: Entende-se por resistor puro todo elemento de circuito cuja função exclusiva é efetuar a conversão de energia elétrica em energia térmica. Quando um resistor é percorrido por corrente elétrica, dá-se esta transformação de energia devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Este fenômeno é denominado de Efeito Joule. Ohm verificou que, mantida a temperatura constante, a tensão e a intensidade de corrente são diretamente proporcionais em muitos materiais, entre os quais, a maior parte dos metais. Logo, a resistência elétrica de um resistor é dada por:
,com V em [volts] e I em [ampère], tem-se no sistema internacional a unidade ohm, simbolizada por [ ]. Essa expressão foi denominada a Primeira Lei de
Ohm. A lei de Ohm diz que se for aplicada uma diferença de potencial (ddp) nas extremidades de um corpo resistivo (resistor), é possível verificar a corrente que por ele circula. Para diferentes potenciais são encontradas diferentes correntes. Assim verifica-se a relação entre a diferença de potencial aplicada e a