Relatório - Medidas de resistência com a ponte de Wheatstone
CFM – CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
FSC – DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FSC 5123 – FÍSICA EXPERIMENTAL II
Professor: Fernando Wagner
Experiência 03
MEDIDAS DE RESISTÊNCIAS COM A PONTE DE WHEATSONE
Ana Carolina Czapla
Adriana Petry
Victor Valente
Turma: 440
Florianópolis, 03 de maio de 2007.
1. QUESTIONÁRIO:
1) Faça o gráfico Rx em função do comprimento do fio, com os dados da Tabela II. Determine, a partir do parâmetro angular obtido, a resistividade do fio de nicromo e calcule o erro relativo percentual em relação ao valor tabelado.
O gráfico segue em anexo.
A partir dos dados experimentais, determinou-se o coeficiente angular através da equação dos mínimos quadrados. O coeficiente angular obtido (B) foi igual a 31,68521303.
Calculando a área da seção reta do fio, tem-se:
Com o valor obtido determinou-se então o valor da resistividade do fio nicromo.
2) Faça o gráfico de Rx em função do inverso da área, A , do fio com os dados obtidos na tabela III. Determine a partir do parâmetro angular obtido, a resistividade do fio de nicromo e calcule o erro relativo percentual em relação ao valor tabelado.
O gráfico segue em anexo.
Aplicou-se a mesma equação, porém a resistência neste caso foi medida como função da área. Sendo aplicada a linearização a partir dos dados da tabela (III), encontrou-se o coeficiente angular sendo igual a 3,634081586-7. sendo o comprimento do fio igual a 0,285 m tem-se: A partir do valor tabelado para a resistividade do fio de nicromo determina-se o respectivo erro experimental:
3) Admitindo–se que a ponte esteja equilibrada com o cursor em a = 1mm e com a menor resistência padrão disponível no equipamento, calcule o valor da menor resistência que poderá ser medida com este.
Resposta:
Seja: a = 1mm
Rs=1,0 Ω
4) Se a ponte estiver equilibrada com