Relatório - medidas de massa, volume e temperatura
Experimento 02: Medidas de massa, volume e temperatura
1. OBJETIVOS
Familiarizar o estudante com alguns instrumentos e procedimentos por meio de medidas de massa, volume e temperatura. Empregar o conceito de densidade para avaliar a exatidão e precisão de algumas vidrarias de laboratório.
2. Reagentes, vidrarias e equipamentos
Pisseta com água destilada
01 Béquer de 10 mL
01 Béquer de 50 mL
01 Béquer de 100 mL
01 Proveta de 25 mL
01 Pipeta graduada de 10 mL
01 Pipeta volumétrica de 10 mL
01 pró-pipeta do tipo pêra
01 Balão volumétrico de 25 mL
01 Pipeta conta-gotas
3. INTRODUÇÃO
Esta aula prática teve a finalidade de, a partir dos experimentos exporem uma determinada análise e a partir dessa medição extrair dados como possíveis e eventuais erros que podem acarretar sérios problemas em um experimento no controle de tira medidas de água, na PIPETA GRADUADA, BÉQUER, PROVETA, e também na pratica da pesagem na BALANÇA DIGITAL. Nos experimentos realizados em laboratório, os dados colhidos e resultados obtidos foram em relação aos métodos corretos de como se medir em determinadas vidrarias uma substância, levando-se em conta a especificação da medida obtida em relação à margem de erro, quando constatado algum. Sobre o experimento realizado pôde-se observar que na execução do experimento, mas especificadamente em relação ao menisco. Constatou-se então que em uma medição de um líquido em uma proveta o ponto principal a ser observado é a posição do menisco.
4. RELATÓRIO
Descobriu-se que a massa do béquer de 50 mL, da proveta de 25 mL e do balão volumétrico de 25 mL são respectivamente, 30.335g, 27.734g e 16.684g. Adicionando-se 10 mL de água destilada ao béquer de 50 mL e a proveta de 25 mL, a massa do primeiro tornou-se aproximadamente 40g, concluindo-se que a água adicionada no béquer equivale a 10g. No segundo caso, o resultado da massa do conjunto(10mL de água + massa da proveta) resultou em