Relatório de Química: TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
TÉCNICAS DE MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA
1- Introdução
Todas as medidas de uma propriedade físico-química estão afetadas por uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. Por isso foram necessários desenvolver métodos de notação científica que padronizassem os registros dos dados auferidos para que, ao repassar a informação, outras pessoas possam compreender o nível de precisão e exatidão com o qual os experimentos foram desenvolvidos.
Algarismos Significativos
Quando se escreve qualquer medida, o último dígito será sempre a cada imprecisão do valor. No caso do valor 5,32 mL, a imprecisão será o 0,02, pois, com os instrumentos que a pessoa possui a seu dispor, ela tem certeza que, neste caso, foi medido um valor entre 5,3 e 5,4mL, sendo então o 0,02 o valor aproximado mais próximo ao preciso observado, mas o qual não se tem total certeza.
Para medidas muito grandes ou pequenas, utiliza-se a potência 10 para simbolizar a quantidade de casas decimais antes ou depois da vírgula, de forma a facilitar a notação e diminuir o espaço utilizado para a mesma. No caso um valor de 0,0025 pode ser representado como 2,5x10-³, e o valor de 345000 pode ser expresso como 3,45x105, sempre observando qual o dígito referente a imprecisão.
Ao realizar cálculos com algarismo significativos, no resultado calculado, deve-se utilizar o mesmo número de algarismos significativos que o valor de menor precisão.
No caso do resultado final de um cálculo com algarismos significativos possuir um número maior de algarismos, a seguinte regra de arredondamento deve ser utilizada:
- Se o algarismo a ser cortado for maior que 5, soma-se 1 ao algarismo inalterado;
- Se o algarismo a ser cortado for menor que 5, o algarismo anterior mantém-se inalterado;
- Se o algarismo a ser cortado for igual a 5, soma-se 1 ao anterior se ele for ímpar, mantendo-o inalterado se for par.
Precisão e exatidão
Segundo Russel,