Relatório maquinas eletricas
Construção de um motor
Nome: Luiz Carlos Vaz
Numero: 36
Turma: 1°B2
Professor: Frank
Data: 21/06/2012
1.0 - Introdução
O ano de 1886 pode ser considerado, como o ano de nascimento da máquina elétrica, pois foi nesta data que o cientista alemão Werner Von Siemens (1816-1892) inventou o primeiro gerador de corrente contínua auto induzido. Atualmente, os motores elétricos estão por toda a parte. Em sua casa, praticamente tudo que se move devido à eletricidade usa um motor elétrico CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua). É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da energia elétrica- baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação ás cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
1.1 - Fundamentações teóricas
A bateria fornece energia elétrica quando as partes raspadas da espira estão em contato com a haste (mancal) – temos, assim, um circuito elétrico por onde passa uma corrente que, ao percorrer a espira, graças ao campo magnético associado a essa corrente, transforma-a num pequeno ímã (ímã não natural). O ímã fixo na madeira (ímã natural) tem um de seus pólos voltados para a espira; e quando ela se tornar um ímã, passa a existir uma interação entre eles. Quando a espira tiver o mesmo tipo de pólo ao que está presa, termos uma força de repulsão que movimentará a espira. Esse movimento depende, muitas vezes, de um empurrão inicial.
* Vale também lembrar que: quando a espira tiver o pólo contrario ao do imã ao qual está presa, a força que existirá será de atração e o movimento da espira será amortecido, podendo até resultar no fim do seu movimento. Para resolver esse problema e evitar que o motor pare, usamos uma extremidade da espira totalmente raspada, por onde a corrente sempre pode passar, e a outra