Relatório de Máquinas elétricas
CAMPUS PARACAMBI
Relatório de atividade experimental: análise da relação de tensão gerada por fase e a tensão nominal através do cálculo da impedância síncrona.
Por:
Anna Catharina Lucena Cunha;
Maria Clara Silva de Rezende;
Miriã Moura da Silva;
Natália de Souza Ramos.
Paracambi,
Junho / 2013
Anna Catharina, Maria Clara, Miriã Moura e Natália de Souza
Relatório de atividade experimental: análise da relação de tensão gerada por fase e a tensão nominal através do cálculo da impedância síncrona.
Relatório apresentado ao professor Hervan do Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus de Paracambi, como exigência de apresentação análise e conclusão de dados experimentais.
Paracambi, 21 de Junho de 2013.
Sumário
Introdução
4
Motor Síncrono
5
Gerador Síncrono (Alternador)
5
Objetivo
6
Materiais utilizados
6
Procedimentos
9
Ensaio de circuito aberto
10
Ensaio de curto-circuito
12
Conclusão
19
Bibliografia
20
Introdução
Este relatório tem como procedimento a análise da relação de tensão gerada por fase e a tensão nominal em suas respectivas configurações, através do cálculo da impedância síncrona. Após uma introdução teórica desse método, serão apresentados os dados coletados como procedimento experimental feito em laboratório.
Motor Síncrono
Os motores síncronos apresentam algumas desvantagens, como a incapacidade de atingir a velocidade síncrona partindo da inércia, sob carga, sem procedimentos especiais. Isto é, ele é incapaz de partir sem ajuda sob certas situações de carga, em vazio talvez, mas sob carga, difícil. Normalmente se utiliza outro motor acoplado à ele para imprimir velocidade. E a 90% da velocidade do campo girante no estator, o motor auxiliar é desacoplado e a máquina síncrona busca sincronia com o campo magnético no