Relatório Lei de Ohm
INTRODUÇÃO
Ligando-se os terminais de um gerador às extremidades de um condutor (resistor), este será percorrido por uma corrente elétrica cuja intensidade depende da diferença de potencial mantida pelo gerador.
A intensidade de corrente elétrica que percorre um resistor ôhmico é diretamente proporcional à diferença de potencial mantida pelo gerador. A resistência elétrica de um resistor ôhmico é diretamente proporcional ao comprimento do resistor e inversamente proporcional à área da sua secção reta.
Os resistores são condutores construídos para transformar energia elétrica em energia térmica. Nos circuitos os resistores são representados simbolicamente da seguinte maneira:
Os resistores dos aparelhos eletrônicos têm valores que vão até milhões de ohms. Os resistores cujas resistências elétricas podem ser modificadas e ajustadas aos valores necessários ou desejáveis em determinadas circunstâncias, são denominados potenciômetros. Os símbolos dos potenciômetros são semelhantes aos dos resistores, porém levam a indicação de um dispositivo que permite variar seu valor. Seus símbolos são:
OBJETIVO
MATERIAIS UTILIZADOS
1 placa de resistores.
2 multímetros.
2 cabos pretos.
2 cabos vermelhos.
1 cabo azul.
1 fonte de tensão variável.
PRIMEIRA PARTE: RELAÇÃO ENTRE TENSÃO E INTENSIDADE DE CORRENTE
MONTAGEM -1
Figura 1-montagem do circuito com o fio de níquel-cromo
PROCEDIMENTO – 1
Para a realização da prática montou-se primeiramente um circuito, mantendo a fonte desligada, depois de variar a diferença de potencial no fio de níquel-cromo 0,360mm a fonte foi ligada. Os valores obtidos no amperímetro, instrumento utilizado para medir a corrente foram preenchidos na tabela I, posteriormente foi calculado a resistência e a potência, o experimento foi repetido até completar a tabela. Em seguida as perguntas contidas no