Relatório - Lei de Hooke
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
R E L A T Ó R I O
PROFESSOR
DATA DE ENTREGA
NOTA
Sílvio Rutz
24 de maio de 2013
_____________________
EQUIPE
ASSUNTO
Lei de Hooke
1. INTRODUÇÃO
A Lei de Hooke é uma lei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá a sofrer tal deformação.
Considerando uma mola de comprimento Lo, estando fixa em uma de suas extremidades, aplicando-se a outra extremidade da mola uma força F de mesma direção da mola de modo que seu comprimento aumente para o valor L. A diferença x entre L e Lo, é denominada deformação da mola. Este processo descrito acima mostra que a intensidade de F é proporcional a x, k é uma constante que depende da mola, chamada constante elástica da mola (ou constante de força da mola). Utiliza-se a seguinte equação:
F = k . x
2. RESULTADOS
Método Estatístico:
Para a execução do experimento foi montado o chamado Sistema de Hooke, e aferiu-se o valor referencial da mola identificado por Lo. Ao Sistema foram adicionadas diferentes pesos e medida a posição da mola após o acréscimo da cada uma das cargas (L). Seguiu-se para o cálculo da deformação da mola, e da sequente constante da mola (k).
Os resultados obtidos estão descritos na Tabela 1.
Seguiu-se para a construção do gráfico da força aplicada (F) pela deformação da mola (ΔL), este gráfico apresenta-se nos Anexos (Tabela 1).
Método Dinâmico
Para a execução da segunda parte do experimento determinou-se a massa da mola utilizada (mo). A esta mola aplicou-se um corpo de massa (m) à mola, esta foi esticada a um ponto e solta, criando um Sistema Oscilante Vertical. Determinou-se o tempo para