Relatório Lei de Hooke
Resumo: Este relatório compreende a descrição da prática sobre a Lei de Hooke, que está relacionada à elasticidade de corpos. Onde, serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo.
Palavras-chave: Elasticidade, deformação, força, molas, variação, séries, paralelo.
I. INTRODUÇÃO
Segundo a lei de Hooke, desenvolvida pelo físico inglês Roberto Hooke, materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido, considerando que cada mola possui uma constante elástica (k) e até o seu limite a Lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou alongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio, caso o limite da constante não seja obedecido à deformação na mola será permanente. Hooke representou matematicamente sua teoria com a equação: F=k.x, onde: F é a força elástica, k é a constante elástica e x é a deformação ou alongamento do meio elástico. Este relatório descreve a prática da disciplina Física I que teve o intuito de demonstrar a Lei de Hooke de diversas formas (molas separadas, molas em série e molas em paralelo).
II. EXPERIMENTO
Os materiais utilizados para a realização dessa prática foram: suporte para pendurar mola, duas molas de diferentes constantes, massa do valor medido, régua de balança e trena. A medição do alongamento das molas foi feito uma separadamente da outra, depois de ter a mola presa no “gancho” do suporte, foram adicionados pesos de 50g cada, um por vez, até serem totalizados 200g, no entanto antes de adiciona-los, o comprimento da mola era medido e anotado para que fosse possível o cálculo da variação do mesmo. Depois o mesmo processo foi repetido utilizando outra mola e seus resultados anotados. E por seguinte foram utilizadas as duas molas anteriores juntas, primeiro foram colocadas em séries e após as medições, foram colocadas em paralelo. Por fim, utilizando a Lei de Hooke, a constante