Relatório lei de hooke
Professora: Solange
Componentes: André Luiz Müller Abelar Turma: 19B Letícia Alves de Carvalho 19B
Lorena Santiago Ugoline 19B
Nelson Amaury Lima Torres 19B
Pâmela Aparecida Melo 19B
Sabrina Dialuci Aquino 19B
Lavras – MG 2012
Objetivos
Os objetivos deste experimento são:
Comprovar experimental e matematicamente a Lei de Hooke;
Determinar a constante elástica de uma mola utilizando diferentes pesos;
Construir o gráfico da Força Elástica em função da Deformação da Mola;
Referencial Teórico
A Lei de Hooke é uma lei da física que está relacionada à elasticidade de corpos e serve para calcular a deformação de sistemas quando eles são comprimidos ou distendidos, causada por uma força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a constante que é característica da mola ou do corpo que sofrerá deformação. Portanto, a lei de Hooke descreve uma força restauradora, em que, cessada a força deformadora na mola, ela retorna à sua posição inicial.
Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a força elástica (F(elástica)) com a deformação (∆x) produzida na mola que é a seguinte:
"A intensidade da força elástica é proporcional à deformação"
→
F(elást) = k∆x ou vetorialmente F(elást)= -k∆x
A força elástica depende do valor de deformação da mola (∆x) e da constante de deformação, característico de cada mola. Estes valores são representados na seguinte equação:
→
F(elást)=-k.∆x
* F está em newtons * K está em newton/metro * Δx está em metros
A mola, quando em seu comprimento natural, assume um valor denominado xo, assim como mostra a figura 1.a. Ao acrescentarmos uma força a ela, a mesma irá se deformar e assumir um comprimento denominado por x. Dependendo da direção da força, esse valor pode ser maior ou menor