Relatorio Lei de Hooke
RELATORIO: LEI DE HOOKE
UBERABA
2015
CHRISTIAN PORCARO-5128501
DANIEL JOSE FERREIRA ROSA-5128468
JOSÉ GARCIA PRATA NETO-5130300
IGOR GABRIEL LUZ GONÇALVES-5129061
RELATORIO: LEI DE HOOKE
Trabalho acadêmico elaborado como parte da avaliação da disciplina Fenômenos físico, sob orientação do professor: VALDILENE GONÇALVES BARBOSA.
UBERABA
2015
OBJETIVOS
Analisar o comportamento da mola bem como aferição das medidas de deslocamento linear, ocasionadas pela aplicação de forças.Com enfoque em determinar a constante elástica (K) da mola, sendo ela de forma helicoidais, tomando sua massa desprezível em relação a um corpo de prova (M).
INTRODUÇÃO
Nesta parte do nosso roteiro fizemos experimentos para determinar a constante elástica de uma mola. Este experimento visa à análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação. Tal lei pode ser comprovada pela variação linear obtida das medições (distensão da mola) com o aumento dos pesos. Para isto montamos um equipamento que continha um suporte de fixação, régua milimetrada e a mola em questão. Era medido o comprimento inicial da mola, o comprimento final, e depois era retirado o peso e feita uma análise para ver se houve deformação na mola. Por último foi feito os devidos cálculos que eram necessários.
RESUMO
Através de atividade realizada em laboratório, este experimento tem por objetivo assimilar O alongamento de molas helicoidais, obtido com a aplicação de uma força deformadora, utilizando massas aferidas, determinando a constante elástica de uma mola helicoidal através do método estático; constante elástica de uma mola helicoidal através do método dinâmico; linearização as equações trabalhadas, representando graficamente os dados experimentais e utilizar regressão linear para a determinação da grandeza estudada.
CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de