Relatório Laboratório de águas
Introdução
Pg. 03
Fundamentação Teórica
Pg. 04
Materiais e Métodos
Pg. 06
Resultados e Discussões
Pg. 09
Considerações Finais
Pg. 12
Referencial Bibliográfico
Pg. 13
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento da qualidade da água é importante, pois está ligado diretamente a qualidade do ecossistema em que estiver presente, alguns parâmetros são fundamentais representar as condições físicas, químicas e biológicas que interferem nas possibilidades de uso da água.
Os indicadores que se classificam como químicos são pH, alcalinidade, dureza, cloreto, ferro, manganês, nitrogênio, fósforo, fluoretos, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, DBO, DQO, componentes orgânicos e inorgânicos. E os biológicos são coliformes e algas. Os indicadores físicos de qualidade de água são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos e suspensos.
Dentre estes indicadores, serão analisados neste trabalho, turbidez, pH, sólidos suspensos e dissolvidos, coliformes totais e coliformes termotolerantes (fecais), oxigênio e condutividade elétrica.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo APHA, AWWA & WEF (1998) a turbidez é definida turbidez como expressão da propriedade óptica que faz a luz ser dispersa ou absorvida em vez de ser transmitida em linha reta através da amostra.
De acordo com o Manual Prático de Análise de Água, FUNASA (2006), a turbidez tem sua importância no processo de tratamento da água. Água com turbidez elevada e dependendo de sua natureza, forma flocos pesados que decantam mais rapidamente do que água com baixa turbidez. Também tem suas desvantagens como no caso da desinfecção que pode ser dificultada pela proteção que pode dar aos microorganismos no contato direto com os desinfetantes. É um indicador sanitário e padrão de aceitação da água de consumo humano.
O pH é importante em diversas etapas do tratamento de água, como coagulação,