Relatório JAburu
Análise de Índices
Este relatório tem como princípio a análise vertical e análise horizontal da INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS PESADOS JABURU S/A, no período de 2009 a 2011, ao qual serão explicadas e sugeridas informações quanto às movimentações patrimoniais, econômicas e financeiras da empresa em estudo.
Inicialmente, podemos destacar que a empresa alavancou sua atividade operacional através da compra de ativos permanentes, principalmente imobilizado, que cresceu de 4.000 para 12.830 (alta de 221%). Com esse processo, a receita operacional bruta cresceu 220% e o lucro bruto também, 249%, já que o CMV cresceu na mesma proporção. Porém, as despesas comerciais, administrativas, depreciação e as financeiras tiveram grande aumento, o que desencadeou na redução de 35% do lucro do exercício, mesmo com o grande alavancamento das receitas.
Para explicar o crescimento das despesas, podemos dizer que a que teve o crescimento mais notado foram as despesas comerciais, pois o aumento das vendas as fez aumentar, já que envolvem funcionários, comissões, etc. As despesas financeiras, apesar de pela análise vertical representarem apenas 4% na DRE, contribuiram significativamente para a queda do lucro do exercício, visto que a empresa captou muitos recursos provenientes de terceiros. No caso, os empréstimos bancários de curto prazo tiveram crescimento na ordem de 693%, e os financiamentos bancários de longo prazo, 408%. Assim, fica evidenciado que a alavancagem operacional da empresa foi custeada com capital de terceiros (índice relação capital de terceiros/capital próprio cresceu para 2,08), principalmente a curto prazo, desencadeando no aumento das despesas financeiras. Apesar disso, a empresa possui bons indicadores de liquidez, tendo R$32.417 de capital de giro em 2011, contra R$6.360 em 2009. Nesse âmbito, somente a liquidez imediata deixa a desejar, já que boa parte do dinheiro obtido nos financiamentos foi