Relatório Introdução as Ciências Humanas
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO
Como deve ser a alimentação dos cardiopatas
Maria Lidiane da Silva-
Michelly Pereira de Oliveira-030
Fortaleza-Ce
Novembro/2011
OBJETIVOS
Entrevistar pessoas com insuficiência cardíaca;
Avaliar o perfil da alimentação dos cardiopatas.
Introdução
A maioria da população nem sempre se dá conta da importância da alimentação na manutenção e preservação da saúde. O alimento é o “combustível da vida”. É ele quem fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Atualmente já se sabe, que os nutrientes são a única matéria-prima para nossa formação e renovação celular. Portanto, nossa alimentação é responsável pela nossa saúde como pelo desequilíbrio do nosso organismo, desencadeando a maioria das doenças crônicas que afetam a população, independente da sua faixa social, etária e cultural.
As doenças cardíacas são responsáveis, no mundo, por um terço do total de mortes e se tornam um problema de saúde pública de primeira grandeza. Podem ser prevenidas evitando-se ou mantendo-se sob controle os seus principais fatores de risco tais como a obesidade, o tabagismo, o colesterol alto, o diabetes, o estresse e a hipertensão arterial.
O controle da alimentação, certamente, é o primeiro passo para prevenção. A dieta deve ser composta de carnes magras, de preferência peixes e aves, e muita verdura e legumes. Os óleos indicados são os de origem vegetal. Azeite de oliva também é indicado, pois é rico em HDL (o colesterol bom que protege a formação de placas nas artérias). Manter um programa de atividade física regular, sempre sob orientação médica, sendo um bom exemplo a caminhada também é essencial para evitar a ataques cardíacos.
Insuficiência cardíaca é uma doença crônica do coração. Este não tem capacidade suficiente para bombear eficazmente o sangue de