Relatório, geradores série e paralelo
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
Gerador CC
Gerador CC e Motor síncrono
Autoexcitação de um gerador CC
Apresentação
Este relatório foi proposto no segundo bimestre do segundo ano do curso de eletrotécnica integrado ao ensino médio pelo Professor x referente á duas aulas práticas, uma com um gerador CC e um motor síncrono realizada no dia 11 de maio de 2012 e outra com um gerador CC autoexcitado.
Introdução
As máquinas de corrente contínua resultaram do desenvolvimento tecnológico e das exigências cada vez maiores dos processos automáticos de produção. Essas máquinas podem ser utilizadas de diferentes maneiras na indústria. Quando transforma energia elétrica em energia mecânica essa máquina é um motor e, quando transforma energia mecânica em energia elétrica é um gerador. Os geradores de corrente contínua são máquinas CC usadas como geradores. É importante saber que, quando ligamos um gerador CC a uma carga há perdas de tensão.
Geradores podem ser divididos em uma enorme quantidade de tipos de acordo com o aspecto que se leve em conta. Além dos dois grupos mais gerais (geradores de corrente contínua e de corrente alternada) os dínamos podem ser, quanto ao número de polos, dipolares e multipolares; quanto ao tipo de enrolamento do induzido, podem ser em anel e em tambor; quanto ao tipo de excitação, auto excitados e de excitação independente.
A função do sistema de excitação é estabelecer a tensão interna do gerador síncrono e a auto exitação é quando a corrente para a excitação do campo magnético pode ser fornecida pelo próprio gerador.
Desenvolvimento teórico
Gerador é um aparelho no qual a energia química, mecânica ou de outra natureza qualquer é transformada em energia elétrica ao contrário de um motor que, são receptores, ou seja, transformam energia elétrica em outra modalidade de energia.
Elementos de um gerador de corrente contínua
As partes principais de um gerador de corrente