Relatório física
ENGENHARIA CIVIL
Aline Bueno Jorgeto
Nº de matrícula: 20385
Relatório de Física Geral II: Fenômenos Eletrostáticos
SÃO PAULO - SP
Abril – 2014
Objetivo: Verificar a existência de cargas nos objetos através do processo de eletrização.
Introdução Teórica:
Carga Elétrica Eletricidade estática é uma propriedade da física, que podemos observar quando atritamos nos cabelos uma caneta de plástico, a qual passará a atrair pequenos pedaços de papel. Dizemos, nesse caso, que ela adquiriu uma carga elétrica, a qual pode ser divida em apenas dois grupos: positivas e negativas. Benjamin Franklin descobriu que quando uma quantidade de carga era obtida por atrito em um corpo, outra carga igual, porem contrária, surgia no outro corpo, de maneira que a resultante fosse zero. Depois que descobriram a existência do átomo admitiu-se o sinal positivo para a carga de próton, e negativo para a do elétron. Contudo, há uma carga que tem o mesmo numero de elétron e de próton, essa recebe o nome de nêutron. A carga de um próton ou um elétron, em módulo, é chamada de carga elétrica elementar, e seu valor é:
E = C A unidade da carga no Sistema Internacional (SI) é o Coulomb (C); o C é a quantidade de carga que passa por um condutor, em um segundo, quando a corrente é de um ampére.
Princípios da Eletrostática
Alguns estudos da física são concluídos pela parte experimental, ou seja, não tem demonstração teórica. Isso ocorre com certos princípios fundamentais da eletrostática, como o princípio da atração e repulsão e o princípio da conservação da energia.
1. O Principio da Atração e da Repulsão
Este principio nos mostra que duas cargas de mesmos sinais se repelem e cargas de sinais opostos se atraem. Esse só pode ser comprovado experimentalmente.
2. Princípio da Conservação de Energia (Princípio da Conservação da Eletricidade)
Este