Relatório física experimental -
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - DCET
Engenharia de Produção
ELETROSTÁTICA: CARGAS ELÉTRICAS
Stella Gonçalves Sobrinha
Abril/2012
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Ilhéus/BA
Stella Gonçalves Sobrinha
Relatório apresentado ao Profº Luis Nieto, do curso de Engenharia de Produção disciplina Física Experimental III. Turma P2.
Abril/2012
| | |
Resolução das Questões
2.1.- Experimento utilizando as tiras de plásticos e de papel.
2.1.1 Descreva o que você observou ao aproximar as faces das tiras plásticas atritadas. E explique em termos de sinais de cargas elétricas.
Resposta: Quando dois corpos são atritados, há uma transferência de elétrons, do corpo que possua menor eletronegatividade, para o de maior. Quando as duas tiras de plástico são inicialmente colocadas em contato, nada acontece. Quando as duas são esfregadas pelo papel higiênico e colocadas juntas, observou-se que elas se afastam uma da outra. Isso acontece porque ambas as tiras possuem o mesmo sinal de carga elétrica, materiais com cargas iguais se repelem.
2.1.3 Descreva o que você observou ao aproximar as tiras de plástico e de papel, ambas carregadas por atrito. Explique o fenômeno.
Resposta: Após atritadas, as tiras de papel e de plástico se atraíram. Isso aconteceu devido aos corpos possuírem cargas diferentes, o que quando atritados pelo mesmo processo, se atraem. Ao atritar, um torna-se negativamente carregado e o outro positivamente. Isso é devido à passagem de alguns elétrons de um para outro. Este fica com excesso de elétrons e outro com deficiência. Os prótons saem muito