Caracterização fitoquímica do syngonium ap

5692 palavras 23 páginas
Unesp - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

CARACTERIZAÇÃO FITOQUÍMICA E ENSAIOS BIOLÓGICOS DE Syngonium sp.

ALUNA: Lenita Kazuko Tomita

ORIENTADOR: Profa. Dra. HÉRIDA REGINA NUNES SALGADO

Araraquara

2012

INTRODUÇÃO

O Syngonium podophyllum (Figura 1) é membro da família Araceae que possui 33 espécies, herbácea sempre-verde nativa da floresta de solo úmido da América Central e do Sul (Croata, 1982). Na sua fase juvenil, suas hastes são rastejantes e as folhas são simples em forma de flecha. As plantas adultas são epífitas ou hemi-epifítas e as folhas são compostas com folhetos em forma elíptica. Devido à sua tolerância a ambientes com pouca luz, o Syngonium é, em sua fase juvenil, cultivado como planta ornamental desde 1870 (Bown, 2000), mas deve-se tomar cuidado, pois normalmente plantas que pertencem à família das Araceae contêm oxalato de cálcio, componente considerado tóxico.

[pic]

Entre as espécies reconhecidas, Syngonium podophyllum Schott, é vulgarmente conhecido como ponta de seta videira, planta pata de ganso, ou nephthytis. A maioria é amplamente cultivada em vasos, penduradas em cestos ornamentais, ou em escadaria (Henley e Robinson, 1993) e utilizada principalmente como espécies vivas para decoração de interiores ou jardins de inverno (Griffith, 1998).

Estimou-se que mais de 6 milhões de espécies de Syngonium são propagadas in vitro por ano nos Estados Unidos (Kane, 2000). Embora o Syngonium podophyllum esteja entre as mais populares plantas cultivadas e produzidas para indústria de folhagem ornamental (Henley e Robinson, 1993; Chen et al. 2002), a variação genética em nível de DNA não foi estudada.

Estudos com plantas do mesmo gênero demonstraram presença de luteína, um antioxidante carotenoide presente em folhas verdes de

Relacionados