Relatório fisiologia
1. SISTEMA CIRCULATÓRIO 4
1.1. Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação 7
1.2. Circulação Sistêmica ou Grande Circulação 8
1.3. Circulação Coronária 9
2. SISTEMA RESPIRATÓRIO 10
2.1. Vias Aéreas Superiores 10
2.2. Vias Aéreas Inferiores 11
2.2.1. Movimentos respiratórios 12
2.3. Hematose 13
2.3.1. Fisiologia da Respiração: 13
3. SISTEMA DIGESTÓRIO 15
3.1. O Processo Digestivo 17
3.2. Esôfago e Estômago 18
3.3. Intestino Delgado 20
3.4. Intestino Grosso 23
3.5. Pâncreas 24
3.6. Fígado 25
4. SISTEMA URINÁRIO 26
4.1. Néfrons 29
4.2. Funções dos Néfrons 29
5. REFERÊNCIA 30
1. SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins. Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termorregulação (acima da temperatura normal, efetua a vaso dilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vaso constrição periférica). O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.
Configuração Interna:
O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os ventrículos (câmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do coração.
Na face anterior de cada átrio existe uma estrutura enrugada, em forma de saco, chamada aurícula (semelhante a orelha