Relatório Fisiologia
VISÃO
Disciplina: Fisiologia Humana
Professor:
Data da experiência: 10/06/2013 Data da entrega: 01/08/2013
Nome:
Dois Vizinhos
1º semestre/2013
1. Introdução
Órgãos especializados em extrair da luz incidente informação sobre a variação da intensidade luminosa no espaço e no tempo, os olhos são capazes de desencadear uma série de respostas comportamentais e metabólicas (LENT, 2008).
O olho localiza-se na parte anterior da órbita e é formado por três camadas, externa, média e interna. Ele capta as imagens e envia, por meio do nervo óptico, para a região posterior onde os estímulos visuais formam as imagens.
O aparelho visual é constituído pelo olho, via óptica e centros visuais, e um conjunto não sensorial representado pelos vasos e nervos.
Para a formação da imagem o olho é constituído de um conjunto de elementos refratores, compostos pela córnea, humor aquoso, cristalino e humor vítreo. As propriedades ópticas das superfícies refratoras estão relacionadas com seu grau de curvatura e com o índice de refração dos meios que ela separa.
O sistema de lente do olho é formado pela córnea, a principal superfície refratora do olho, e o cristalino, o qual sua função esta relacionada com a capacidade de acomodação, podendo variar seu poder refratário, permitindo assim uma melhor focalização da imagem sobre a fóvea. Os músculos ciliares e os ligamentos, que mantém ao cristalino relativamente plano, regulam a forma do cristalino de acordo com a distancia a que se encontra os objetos, com o objetivo de garantir um correto enfoque na retina (VINÃ & GREGORY, 1990).
2. Objetivo
Reconhecer a anatomia e as estruturas internas do bulbo do olho de mamíferos.
Demonstrar o fenômeno de ponto cego na retina.
Identificar o ponto próximo da visão.
Identificar as diferenças entre a percepção na parte central do campo visual em relação as partes periféricas.
3. Materiais e métodos
3.1