Behaviorismo
Data: 14.08.2013
Comportamento Organizacional
RESUMO BIBLIOGRÁFICO
TEMA: BEHAVIORISMO
Behaviorismo é o estudo do comportamento humano ou conduta do indivíduo feito por uma análise de comportamento ligado a vários fatores, como estímulo de comportamento e ambientação. O primeiro momento do Behaviorismo vai de 1913 a 1930, que fica conhecido como clássico, polêmico e programático, tendo seu alvo principal o movimento contra o Estruturalismo que utilizava o método introspectivo. Podendo ser chamado comportamentalismo ou comportamentismo. O estudo do comportamento geralmente é feito com o método de introspecção, de dentro para fora. Os pioneiros no estudo do comportamento foram os filósofos russos Vladmir Mikhailovich e Ivan Petrovich Pavlov. Pavlov, inseriu no estudo do comportamento uma técnica chamada, reflexo condicionado e se tornou muito conceituado por utilizá-la com cães. Sua técnica foi muito importante, pois logo em seguida ele lançou importantes artigos na qual inclusive se passou a utilizar o termo Behaviorismo. Temos vários tipos de Behaviorismo; Clássico, Neobehaviorismo, Medicional, Filosófico, Metodológico e Radical.
Behaviorismo Clássico
Também chamado Watsoniano, foi criado com o objetivo de controlar e prever o comportamento de todos os indivíduos. O objetivo de Watson era concentrar o estudo da psicologia e do comportamento, pois Watson achava que mais viável que o uso de processos mentais. Ele não tinha o objetivo de acabar com o uso de processos mentais mais sim concentrar o estudo em comportamentismo. Watson achava a psicologia mental pouco produtiva.
Behaviorismo Medicional Nesta teoria acreditava-se que o comportamento poderia ser modelado por estímulos-respostas, S-R, sendo que não puderam ser modelados desta maneira devido aos diversos tipos de comportamentos, por isso vários psicólogos criaram seus métodos de estudo da psicologia, diferentes de Watson.