Relatório fisico-quimica ~ soluções
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. Uma solução é formada por um ou mais solutos e por um solvente. Nesta aula prática, realizamos a síntese de soluções que possuíam um ácido como soluto. No caso deste grupo, o ácido utilizado foi o ácido clorídrico (HCl). Este ácido, sozinho, possui muitas utilidades em laboratórios e indústrias, como: limpeza de equipamentos, produção de cloretos metálicos e acidificação de poços de petróleo. Ele é também altamente ionizável, ao reagir com a água forma uma solução homogênea e incolor. Apesar de ser tóxico, tornando perigosa sua ingestão, ele está presente no suco gástrico, ajudando na digestão e facilitando a absorção de nutrientes. Para que haja uma solução, é necessário que soluto e solvente possuam afinidade em suas estruturas, obedecendo à famosa regra: semelhante dissolve semelhante. Assim, água e ácido clorídrico possuem a mesma polaridade.
É considerada solução insaturada, aquela que possui quantidade de soluto menor que a capacidade de dissolução de solvente; saturada, a que está no limite da dissolução, qualquer adição de soluto poderá formar corpo de fundo; supersaturadas, são as que apresentam quantidade de soluto maior que o limite do solvente, mas com ajuda externa, como o aumento da temperatura, consegue dissolver todo o soluto. A densidade de cada solução irá determinar a quantidade de soluto que pode ser atribuída a ela, para formar o tipo de solução desejado. Nestas soluções, é de suma importância que não haja algo que possa alterar a estrutura das soluções, pois isto pode afetar o resultado desejado.
Objetivo
Os objetivos da aula prática foram sintetizar e neutralizar soluções utilizando o HCl P.A. e solução de NaOH, acrescentando-se azul de bromotimol e observando-se sua reação com a solução do ácido + base, e preparar soluções supersaturadas observando seu comportamento quando acrescentava-se mais cristais de seus respectivos solutos ou quando atritava-se um