Relatório Fisica III
1 – OBJETIVOS
- Medir a corrente, que passa em um resistor comum e em uma lâmpada.
-Saber se a lâmpada obedece a Lei de Ohm.
- Interpretar os dados experimentais coletados, bem como os resultados finais.
2 – TEORIA BÁSICA
Quando essa lei é verdadeira num determinado resistor, este denomina-se resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
E essa expressão não depende da natureza de tal resistor: ela é válida para todos os resistores.
Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm, a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada; isto é, a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Diz-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
3 – BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm 4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1-Você recebeu um conjunto de três (3) cabos, um amperímetro, um resistor de mil(1000)Ohm, e uma lâmpada ligada a dois cabos.
2-Primeiro faça uma ligação em série, da fonte para o resistor, do resistor para o amperímetro e do amperímetro para a fonte por final. 3- O amperímetro deve marcar 20mA, e a fonte deve ser regulada entre um(1)volt e dez(10) volts, fazendo a marcação de cada valor de amperagem atribuído ao valor da voltagem respectivamente.
4- Calcule a resistência de cada um dos dez(10) níveis de voltagem.
5- faça uma tabela com os valores de da voltagem e da amperagem encontrados.
6. Linearize a equação . A partir da equação linearizada e dos dados da Tabela, calcule a equação da melhor reta que represente os pontos experimentais. Represente-os