Relatório Fisica II
1° EXPERIÊNCIA
ELETROSTÁTICA – LINHAS EQUIPOTENCIAIS EM UM PLANO
Introdução
A experiência realizada teve como objetivo central verificar o perfil das superfícies geradas por dois eletrodos puntiformes, através do traçado das superfícies equipotenciais.
Para realizar o experimento, montamos um circuito referenciado no papel milimetrado e verificamos através do multímetro pontos do plano cartesiano que possuíam a mesma voltagem. Primeiramente, verificamos que no ponto X = 0 e Y= 0 a voltagem era de 5V e nos pontos X = 0 e Y = 2 ou Y = -2, a voltagem seria a mesma. A partir dai realizamos o levantamento de outros 4 pontos.
Tabelas e gráficos
V = 7V
V = 8V
V = 4V
V = 3V
V = 5V
Questionário
1. Por que o negativo da fonte e o negativo do voltímetro estão ligados juntos?
Resposta: Porque marca a medida da diferença de potencial relativa da fonte positiva, pois a fonte negativa foi adotada como zero.
2. Justifique a posição vertical da ponta de prova do voltímetro ao fazer medidas.
Resposta: Caso a ponta seja inclinada a área de contato com a água aumenta, o que gera um erro na medição, pois o resultado depende da área de contato.
3. Qual a precisão da escala utilizada do voltímetro?
Resposta: 1% de precisão
4. Sabemos que o campo elétrico pode ser obtido como , que direção deve ser escolhida para determinar o valor do campo elétrico e, por que? Como se calcula o valor do campo elétrico?
Resposta:
5. Qual o sinal dos potenciais das equipotenciais? Você acha que é coincidência? Explique:
Resposta: Sinal positivo. Não é coincidência, pois a fonte negativa foi determinada como zero.