Relatório de Fisica II
Experiência 1: medidas elétricas - parte a
Medição de resistências (OHMÍMETRO)
Para darmos início a medição da resistência, selecionamos o multímetro na opção ohmímetro, através da chave seletora, com a devida escala 200 Ω.
A escolha da escala (200 Ω) deu-se devido apresentar a maior escala mais próxima para atender as três resistências da placa de madeira (22 Ω,47 Ω e 100 Ω). Deste modo, a medida elétrica será mais precisa durante o experimento. Em seguida, conectamos a ponta de prova preta no Borne COM do multímetro e sua outra extremidade no resistor da placa de madeira. O fio vermelho, por sua vez, foi conectado no Borne Hz/ Ω com sua outra extremidade no mesmo resistor. Testamos, primeiramente, o resistor de 22 Ω e após anotar os resultados obtidos, transferimos as extremidades dos fios preto e vermelho para o resistor de 47 Ω e finalmente, o de 100 Ω.
Devido às incertezas de medidas que são apresentadas no experimento e aparelhagem, calculamos se os resultados obtidos experimentalmente encontram-se na margem de confiança de erro, além do percentual de erro de cada resistor.
Intervalo de confiança
Percentual de erro
Fotos
Multímetro Pontas de prova Placa de madeira com resistores
Ligação das pontas de prova vermelha e preta nos respectivos bornes Hz/ Ω.
Chave seletora encontra-se na opção 200 Ω.
Multímetro ligado ao resistor 1 (22 Ω) – resistência: 22,84 Ω
Multímetro ligado ao resistor 2 (47 Ω)- resistência: 47.43 Ω
Multímetro ligado ao resistor 3 (100 Ω) - resistência: 100,52 (Ω)
medidas elétricas- parte b
Medindo correntes e tensões em um circuito simples (VOLTÍMETRO)
Ao montarmos o circuito simples, utilizamos uma fonte de tensão, a qual programamos para fornecer-nos 6V, e acoplamos a placa de madeira através das pontas de prova em um dos três resistores (22 Ω,47 Ω,100 Ω).
Em seguida, instalamos o multímetro na posição voltímetro e