Relatório final
Este relatório tem por objetivo principal apresentar à comunidade científica os resultados para a análise da eficácia da medida sócio-educativa de internação, cuja aplicação é feita no Complexo de Defesa da Cidadania de Picos. A sua elaboração se dá diante da exigência da disciplina, como pré-requisito para aprovação na terceira avaliação de Pesquisa Social II, do curso de Serviço Social. O relatório concentra-se, ainda, em apresentar o efeito que a medida sócio-educativa de internação tem sobre os adolescentes autores de atos infracionais. O presente relatório faz um balanço dos dados obtidos, fazendo um paralelo entre as respostas do entrevistado e o que nos passa o referencial teórico, além de expor os métodos pedagógicos que contribuem para a composição da medida sócio-educativa de internação. Sua estrutura está dividida em quatro partes.
A primeira parte refere-se à metodologia, onde está estruturada a forma de apresentação da pesquisa, seus instrumentos de coleta de dados, o seu alvo e a forma de análise e de interpretação. A segunda parte refere-se aos objetivos que se destina o relatório. A terceira parte faz uma apresentação e discussão dos resultados, além de uma análise à luz do referencial teórico utilizado. Por fim, a quarta parte refere-se às considerações finais que propõem responder à pergunta de pesquisa e confirmar a hipótese desenvolvida no pré-projeto.
2 METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada no mês de novembro, dentro das dependências do Complexo de Defesa da Cidadania de Picos, sendo entrevistado um funcionário que possui conhecimento aprofundado sobre o funcionamento da instituição, do perfil dos internos e das medidas sócio-educativas preconizadas no ECA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevista com roteiro pré-estabelecido, pesquisa documental para análise de documentos da instituição sobre as tarefas desempenhadas, além de observação sistemática.
Dentre os dados