Relatório Ensaio Jominy
1. Título
Ensaio de Temperabilidade Jominy.
2. Objetivo
Executar o ensaio conforme a Norma NBR 6339;
Comparar a temperabilidade e a dureza máxima de 3 aços distintos.
3. Resumo
Este relatório registra a experiência em que se estuda a temperabilidade dos aços através do Ensaio Jominy, onde, de acordo com a Norma NBR 6339, as três amostras cilíndricas de aços diferentes disponibilizadas foram inseridas no forno pré-aquecido a 920ºC e permaneceram sob este aquecimento por determinado tempo. Decorrido o tempo, a amostra é resfriada com jato de água na parte faceada da amostra posicionada em certo dispositivo próprio para o Ensaio Jominy, passando por processos de usinagem e por fim ensaios de dureza, o que apresentou valores de dureza variados ao longo do comprimento da amostra.
Com os valores de dureza das amostras fez-se uma comparação a fim de concluir os efeitos do carbono e de elementos de liga nos aços.
4. Introdução
Objetivando alcançar melhores resultados nos tratamentos térmicos dos aços foram desenvolvidos estudos e com eles os métodos para medição da temperabilidade.
Temperabilidade é uma característica do aço, que indica a facilidade que este tem em transformar toda sua estrutura em martensita durante uma austenitização com posterior resfriamento rápido. Observando as curvas TTT, onde a linha de resfriamento deve descer pelo gráfico passando antes das curvas, assim, transformando toda a austenita em martensita – conforme figura 1.
Figura 1 – Resfriamento – Retirada do Google em Maio/2014
Logo existe a necessidade de medir esta característica e, para isto, são utilizados os métodos para medição da temperabilidade. Sendo assim, realizou-se um dos métodos, chamado Ensaio de Jominy. Este método consiste em submeter um corpo de prova cilíndrico, austenitizado, sobre um jato d’água, até seu total resfriamento. E, por fim, é feita a medida da dureza ao longo de todo seu