Relatório de Dureza - Curva Jominy
REVISÃO NÚMERO 01
DATA DA REVISÃO
16/02/2014
Hemilly
TÍTULO: Ensaio de dureza- curva jominy Temperabilidade
1. INTRODUÇÃO
Fornecido a barra jominy, foi feito o ensaio a fim de se obter a curva de temperabilidade do material. Fazendo a medição de dureza em escala de dureza Rockwell C. Seguindo requisitos de ensaios previamente definidos e normatizados.
Figura 1 - barra jominy
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Definição de dureza
Dureza pode assumir várias definições, sendo dependente da àrea adotada. Na mecênica, por exemplo, é definida como resistência à penetração.
2.1.1. Dureza Rockwell
Cobrindo uma grande gama de durezas, além de ser um processo rapido e facilidade de execução, a minimização de erros humanos, gerando uma pequena impressão, e a facilidade em detectar pequenas diferenças de dureza levando a ser o processo mais utilizado.
2.2. Temperabilidade
ELABORADO
Equipe 1
DATA
16/02/2014
VERIFICADO
16/02/2014
FOLHA
1/6
RELATÓRIO ENSAIO DUREZA
REVISÃO NÚMERO 01
DATA DA REVISÃO
16/02/2014
Hemilly
TÍTULO: Ensaio de dureza- curva jominy Temperabilidade
Temperabilidade é um termo utilizado para descrever a habilidade de uma liga de ser endurecida pela formação de martensita, não formando apenas em sua superfície, mas em elevado grau também em todo o seu interior.
2.3. Ensaio de Temperabilidade com curva Jominy
No ensaio Jominy uma corpo de prova cilíndrico de 1”de diâmetro e 4”de comprimento é austenitizado à uma temperatura predeterminado durante um período também já predeterminado, e levado ao dispositivo Jominy, onde é submetido ao efeito de um jato d’água na sua extremidade inferior. Após o esfriamento, o corpo de prova é retificado e são medidos valores de dureza, a distância de 1/16” são determinados.
2.3.1. Curva Jominy
As curvas de temperabilidade possuem grande valor pratico pois se conhecer a velocidade de resfriamento de um aço em uma tempera, a dureza pode ser lida diretamente a partir da curva