Ensaio Jominy
1. Objetivo____________________________________________________________
Realizar ensaio de Jominy e observar as variações da dureza ao longo do corpo de prova.
2. Teoria_____________________________________________________________
Ensaio de Jominy
Também chamado de “ensaio de resfriamento da extremidade”. Esse método foi desenvolvido por Jominy e Boegehold e é atualmente o mais usado para se medir a temperabilidade de um aço, tendo sido mesmo padronizado pelas ASTM, SAE e AISI e no Brasil pela ABNT.
Temperabilidade
Chama-se “temperabilidade” a “capacidade do aço endurecer” ou à “profundidade de endurecimento”. Note-se que a “temperabilidade” ou profundidade de endurecimento não se referem à máxima dureza que pode ser obtida num aço, a qual é função quase que exclusivamente de seu teor de carbono, enquanto que a profundidade de endurecimento depende mais do tamanho do grão austenítico e da presença de elementos de liga do que do teor de carbono do aço.
Outro ponto que deve também ficar claro é que, na realidade, o significado da temperabilidade não deve ser tomado como dizendo respeito somente à obtenção da máxima dureza, em várias profundidades, em função da velocidade de esfriamento; “temperabilidade” deve ser ligada igualmente à obtenção da máxima tenacidade, em função da micro-estrutura produzida no esfriamento.
Assim, o conhecimento da temperabilidade dos aços é essencial, porque o mais importante objetivo do tratamento térmico do aço é obter a maior dureza e a mais alta tenacidade, em condições controladas de velocidade de esfriamento, a uma profundidade determinada ou através de toda a sua secção de modo a reduzir ao mínimo as tensões de esfriamento.
3. Equipamentos utilizados e suas características___________________________
3.1. Forno mufla
Largura: 150mm
Comprimento: 300mm
Altura: 150mm
Potência: 4400W
Tensão de trabalho: 220V (monofásico)
Temperatura máxima de trabalho: 1200ºC
3.2. Dispositivo de ensaio